TECIDO PARA SUBLIMAÇÃO

A técnica só é possível em tecidos que tenham em sua composição o poliéster ou produtos que receberam um tratamento à base de poliéster.

Quanto maior for a porcentagem de poliéster no produto, mais vivas serão as cores da estampa. Existem três tipos de categorias de tecidos para sublimação:

PP – Poliéster
É composta 100% por poliéster, é macia e possui toque acetinado, se aproximando de uma malha 100% composta de algodão. Essa malha também é muito usada quando há sublimação de estampas em todo o tecido, como vemos em algumas camisetas de times de futebol, por exemplo.

PV – Poliviscose
Possui 67% de poliéster e 33% de viscose. É um tecido bastante utilizado para uniformes escolares e apresenta uma estampa estonada, em relação ao 100% poliéster. Além disso, o PV pode amarelar.

PA – Poliéster com Algodão
Composto de 67% de poliéster e 33% de algodão. Parece com o PV, porém tem algodão da composição. Portanto, após a primeira lavagem pode ser que perca um pouco da tonalidade.

É possível estampar em algodão?

Tecnicamente, sim, é possível a sublimação em algodão. O que acontece é que a estampa passará para o tecido com uma cor completamente opaca saindo após algumas lavagens a estampa acaba se desgastando ou soltando do tecido.

Além disso, também é possível estampar algodão com a técnica de serigrafia. O importante é testar processos e ver o que melhor se adequa aos seus negócios.

Language