Sublimação pode ser utilizada em algodão? Entenda!

O processo de sublimação é um avanço tecnológico que permite uma alta capacidade de produção, mas muitas vezes, como na maioria das novas tecnologias, surgem dúvidas sobre o tipo de tecido que pode ser usado.

As impressoras sublimáticas possuem um processo específico, onde a estampa é impressa no papel sublimático e seus corantes se transferem ao tecido por meio de termo transferência com a ajuda de uma prensa altamente aquecida. Este processo é preferencialmente recomendado para tecidos 100% Poliéster, pois são neles e com este processo que os corantes se difundem completamente nas fibras, conferindo as mais intensas, sólidas e brilhantes estampas possíveis.

Já o processo de sublimação não é recomendado para tecidos de algodão ou qualquer outra fibra natural como linho, seda ou viscose. Se exposto a este processo, os corantes serão apenas absorvidos pelo “primming”, o que explicam as estampas com pouquíssima solidez e baixo rendimento de cores.

Uma solução seria a utilização de tecidos com composição mesclada, com pelo menos 50% de poliéster em sua estrutura. Quanto maior a quantidade de poliéster na estrutura, melhor será a qualidade da estampa.

Language