Sublimação: conheça essa técnica de estamparia!

Sublimação é uma das técnicas que existem de estamparia! Um método que muitas pessoas passaram a usar para gerar renda e abrir um negócio. 

De fato, é uma atividade bastante interessante, que vem ganhando cada dia mais produtores e consumidores.

Esse método trouxe uma grande variedade de possibilidades para confecção de produtos personalizados e estampados. 

O que é possível fazer com a sublimação?

Com a sublimação é possível produzir camisetas, brindes, canecas, relógios de parede, calendário, chaveiro da maneira, entre outros produtos. Tudo é feito como o cliente quiser!

Esse é justamente um dos motivos que fizeram da estamparia um negócio rentável e prático, já que basta ter acesso ao equipamento correto. Além disso,  é um processo simples, rápido e prático. 

Ou seja, o cliente pode ter um produto único, exclusivo e personalizado em poucas horas. Bastante atraente, concorda? 

Se você está pensando em começar o seu próprio negócio com a estamparia, conheça mais sobre a técnica sublimação. 

Este conteúdo explicará tudo o que precisa saber sobre este método. Confira! 

O que é sublimação? 

Essa técnica é conhecida por colocar fotos e outras estampas em roupas e objetos decorativos. O processo pode parecer difícil, mas na verdade não é!

O processo é a impressão de um desenho em um papel específico para sublimação com tinta sublimática, e depois, com auxílio de uma prensa quente, a estampa é transferida do papel para o material final – seja peça de roupa, caneca, relógios, entre outros itens.

Você deve estar se perguntando: “como todo esse processo acontece?”

Para entender o que é essa técnica, devemos saber alguns conceitos de química.

Sublimação é a transformação do estado sólido direto para o estado gasoso. Como assim? 

De forma prática, na estamparia isso significa que a imagem impressa no papel é o sólido e quando colocado sob calor e pressão, se transforma em vapor e é transferida para o material final. 

Motivos para escolher a sublimação 

Essa técnica é bastante usada por oferecer inúmeros benefícios, que incluem qualidade, praticidade e rapidez. A sublimação permite uma estamparia impecável, imprimindo  a estampa de forma nítida e detalhada.

O produto final fica com a ilustração perfeita e ainda pode ser de realizada em diversas cores – abrindo ainda mais o leque de possibilidades. 

Depois de ler tudo isso, você acredita que esse processo todo só contém dois passos? São esses a impressão do papel e a estamparia com a prensa térmica. 

Outro ponto positivo é a variedade de produtos que essa técnica oferece, já que a sublimação pode ser aplicada em diversos materiais, como: vidro, metal e plástico.  

Ponto essencial para manter um negócio diversificado, rentável e que siga as novidades do mercado! 

Esse método possibilita uma produção em grande escala sem prejudicar a qualidade do produto final.

Ou seja, imagine que seu cliente precise de 20 camisetas iguais para uma festa. O processo será o mesmo e terá todos os benefícios. Continua sendo rápido e com alta qualidade final. 

Por ter uma impressão qualificada e todos os motivos citados acima, o produto final tem boa durabilidade. 

Como começar? 

É um processo simples, por isso, não é necessário adquirir muitos equipamentos ou ter um espaço reservado para essa atividade. 

Basta encontrar um ambiente ideal para a máquina e alguns materiais que sua própria estamparia pode começar a funcionar (mesmo que seja em casa).

Primeiramente, será necessário investir em uma impressora sublimática. O custo benefício é ótimo e tem diversas vantagens. Somente com esse equipamento é possível usar as tintas sublimáticas

Tintas sublimáticas são corantes especiais que quando aquecidas passam de seu estado sólido para o gasoso e pigmentam o material. Como já é de se esperar, são indispensáveis no processo de sublimação!

Outro produto importante é o papel sublimático. Diferente das opções comuns, recebe uma resina na sua superfície que impede a absorção da tinta sublimática como uma sulfite faria, por exemplo. 

Dessa forma, a transferência da tinta para a superfície do material que será estampado é mais eficiente.

A prensa térmica é muito importante, porque este equipamento é responsável por fazer o processo de sublimação – uma vez que aquece a tinta induzindo-a ao estado gasoso para pigmentar o produto. 

Por último, basta só escolher os materiais que deseja estampar – como canecas ou tecidos. 

Viu? Montar sua estamparia é mais fácil do que imagina. 

Onde comprar a impressora?

Nós, da Global Química e Moda, somos a distribuidora oficial das impressoras Epson – marca referência no mercado de impressão, conhecida pela confiabilidade e qualidade das máquinas. 

A empresa Epson traz a mais moderna linha de equipamentos e suprimentos para Impressão Digital ao mercado por da GQM. 

O melhor de tudo é que você aproveita disso com versatilidade e o melhor custo-benefício possível!

Em nosso site você encontra algumas opções de impressoras de sublimação, como a Epson SureColor F570, Epson SureColor F6370, Epson SureColor F7200, Epson SureColor F9470, Epson SureColor F9470H e Epson SureColor F10070.

Navegue pelo site e encontre a opção que melhor te atenda. Temos um chat disposto a te ajudar nessa escolha. 

Language