O que é impressão digital têxtil?

A tecnologia de impressão digital mudou a indústria. Nos últimos anos, a impressão digital em tecidos teve uma notável expansão pela indústria de roupas e acessórios, ampliando possibilidades dos efeitos, produz um excelente resultado em termos de nível de nitidez e de impressão de cores. Seu crescimento deve-se ao fato de que a tecnologia é capaz de entregar os tecidos conforme o que o mercado procura atualmente: com rapidez, qualidade e preço justo.

Tipos de técnicas

Atualmente, a técnica é dividida em dois tipos diferentes: impressão sublimática e impressão direta no tecido (DTG). Cada uma delas exige equipamentos específicos e são adequadas para situações e tecidos diferentes.

Sublimação

Sublimação nada mais é que a transformação do estado sólido direto para o estado gasoso em termos práticos a imagem impressa no papel é o sólido, quando aplicado calor e pressão, ela se transforma em vapor e é transferida para o produto.

A técnica de sublimação pode ser aplicada em diversos tipos de tecido ou em objetos dos mais diversos. No mundo da moda, os tecidos estampados com tinta sublimática criaram uma nova revolução para a estamparia. Antes dessa técnica se tornar popular éramos limitados a estampar tecidos apenas!

A sublimação reacendeu todo o mercado de estamparia, hoje muitas pessoas trabalham apenas com produtos personalizados a base de sublimação.

Vantagens da sublimação

Apesar de exigir um investimento interessante para operar, o retorno tende a ser rápido por conta dos benefícios oferecidos pelas impressoras sublimáticas, garantindo uma série de aplicações em diferentes produtos para potencializar os ganhos de quem busca um negócio neste ramo. Podemos listar:

  • Flexibilidade na produção (pequenas ou grandes tiragens);
  • Qualidade dos produtos que são impressos;
  • Maior agilidade e rendimento na produção das peças;
  • Tecnologia em ascensão com melhorias constantes.

Impressão Direta (DTG)

A impressão direta em tecido, também conhecida como DTG (direct to garment), está ganhando cada vez mais espaço no mercado por permitir que estampas sejam impressas diretamente em tecidos de fibras naturais que contenham, no mínimo, 50% de algodão em sua composição.

Vantagens da impressão digital direta

O custo-benefício da técnica vem se tornando cada vez mais atraente. Além disso, as cores vivas e duráveis, que não desbotam facilmente, chamam a atenção. A impressão é rápida e facilita a produção sob demanda, que atrai os clientes que buscam exclusividade.

Favorável ao meio ambiente  oferece uma redução significativa no consumo
de água e eletricidade em comparação com métodos tradicionais de impressão de
tecidos, o jato de tinta reduz o desperdício, pois posiciona a tinta apenas nas peças a serem impressas, além disso, reduz o processo de limpeza após a impressão.

Language