Serigrafia X impressão digital: quais as diferenças entre essas técnicas?

Quem atua no setor têxtil ou calçadista com certeza conhece a realidade da serigrafia. A técnica é bastante artesanal e consiste na impressão de uma figura através de uma tela vazada ou cilindro gravado. A tinta é aplicada diretamente no tecido, em seguida, é feita a secagem.

Apesar de parecer algo do passado, a serigrafia ainda é bastante presente no setor. No entanto, boa parte das empresas já tem optado por substituir a técnica tradicional pela impressão digital têxtil. Você sabe quais as diferenças e vantagens que a segunda opção traz para o seu negócio? Confira:

Na impressão digital, o processo é automatizado: significa que não é necessário tanta mão de obra para desenvolver o trabalho. Basta programar a impressão da estampa desejada através de um software simples e intuitivo e aguardar a finalização do material.

Menos uso de tinta do que na serigrafia: no processo manual, boa parte do insumo acaba sendo perdido, já que fica na tela de transferência e nos demais materiais utilizados. Já na impressão digital não há esse problema. O maquinário é desenvolvido para garantir o melhor custo-benefício e a redução de desperdício de insumos, aplicados apenas na área determinada.

Quando escolher a serigrafia?

Se você optar por estampar uma mesma figura em um grande número de peças, a serigrafia pode ser interessante. Isso porque uma mesma tela poderá ser utilizada em diversos produtos, diluindo o custo na produção.

Por que apostar na impressão digital?

Com custo-benefício cada vez mais interessante, essa técnica está crescendo gradativamente. Agilidade na impressão, cores mais vivas e duráveis, facilidade de aplicação são algumas das vantagens. Além destas, a principal é a produção sob demanda e de peças exclusivas – diferente da serigrafia, o custo de produção no digital de uma ou mil peças não sofre grandes variações.

Esse diferencial garante inclusive o uso da impressão digital no ponto de venda, dando ao cliente a opção de criar uma peça exclusiva ou ver sua aquisição sendo finalizada na hora. É mais um diferencial de mercado, que proporciona competitividade e lucro.

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