Confecção de roupas esportivas personalizadas: entenda como fazer e aumentar suas vendas!

A confecção de roupas esportivas é um processo diferenciado das demais vestimentas. O mercado têxtil é bastante complexo, dado que ao produzir uma peça, deve-se levar em consideração como ela será usada.

Então, para personalizar roupas esportivas, é preciso usar tecidos e técnicas específicas para proporcionar o conforto e leveza que a atividade praticada exigirá. Por exemplo, não é ideal fazer peças 100% algodão para jogadores de futebol.

Além de esquentar bastante, ainda pesa sobre o corpo, prejudicando a eficiência do atleta. Outro fator que torna o mercado de fardamentos esportivos ainda mais delicado é que muitos pedidos são feitos por times de várzea e/ou infantis para campeonatos pequenos.

Ou seja, são demandas maiores de tamanhos e modelos diferentes que se adequem a todos os corpos, necessidades e preferência de cada atleta.

Seja de futebol, vôlei, basquete ou qualquer outro esporte em grupo, os uniformes são essenciais para identificar o time e tornar os jogos dinâmicos. Ainda demonstra os valores, princípios e identidade.

Para isso, muitos desses grupos procuram por empresas que confeccionam roupas esportivas e personalizam as camisetas com os nomes e número dos jogadores. O que não é fácil, encontrar lojas que vendem fardamento esportivo personalizado em alta tiragem e com qualidade, é mais difícil do que parece.

Tendo em vista essa alta demanda e pouca concorrência qualificada, este segmento é o ideal para novos empreendedores que terão espaço suficiente para crescer na área.

Já as empresas que já fazem este serviço, que tal conhecer técnicas que tornam esta confecção mais ágil e ágil sem deixar a qualidade de lado? É sim possível, mas apenas um método traz todos esses benefícios: a sublimação.

O que é sublimação?

Sublimação é uma das diversas técnicas de estamparia. Com ela é possível personalizar diversos itens, como canecas, relógios, mousepads e mais. Apesar da variedade, sua principal aplicação é no segmento têxtil.

Para camisetas e outras peças de roupa, a sublimação é o método mais usado. O motivo é simples: essa técnica usa poucos materiais, é rápido, prático e não é um processo muito custoso – o que aumenta o lucro de muitas empresas.

Sublimação na realidade, é um processo químico. Se refere à mudança do estado sólido ao gasoso, sem passar pelo líquido. Por isso, é considerada uma das técnicas de estamparia mais ágeis do mercado.

É claro que este processo, no segmento de estampas e personalização de fardamento esportivo, não é feito de forma manual. São máquinas que fazem essa transformação de estados em um piscar de olhos.

De verdade, é bastante rápido e sequer dá para notar a reação química que ocorre durante o procedimento. Essas máquinas são chamadas de impressoras sublimáticas e sem ela, personalizar estes itens seria uma tarefa muito mais difícil.

Além deste equipamento, é preciso de mais alguns materiais. São poucos e dependem do segmento que seguirá. Outra vantagem da sublimação!

Como personalizar fardamento esportivo?

O processo de sublimação é o mesmo para todo o mercado têxtil. O que muda são os materiais usados, principalmente o tecido. Cada esporte exige um tipo de vestimenta, mas em geral, o ideal é oferecer produtos de poliéster e algodão.

Esses elementos juntos na composição de uma peça proporcionam a qualidade visível dos itens de algodão aliada a leveza a praticidade do poliéster. Então, para montar ou melhorar um negócio de estamparia de roupas esportivas é necessário adquirir peças nesses tipos de tecidos.

Como dissemos, a impressora sublimática é fundamental – sem ela, o processo não funciona. Mas não é a única ferramenta necessária.

O processo nesse método é o seguinte: este equipamento imprime a estampa em um papel sublimático com tintas específicas desta técnica. Depois de impressa, o desenho será colocado em contato com o tecido e em sequência, com o auxílio de um prensa quente, será passado do papel para a peça final.

O calor fará com que o sólido (estampa) passe ao estado gasoso, estampando o produto. Ficou claro? Então os materiais necessários são a impressora, papel e tinta sublimática, tecido e uma prensa quente.

Ou seja, com 5 equipamentos e pouco tempo de produção, é possível atender demandas de times inteiros com praticidade e qualidade. Não é um processo fácil, como dissemos, é preciso atender diversos gostos de uma só vez.

Mas ainda sim, é um técnica rentável, que preenche uma área do mercado e prática, já que não exige diversas máquinas.

Onde comprar esses materiais?

A Global Química e Moda oferece diversos modelos de impressoras sublimáticas da melhor marca de impressão do mercado, a Epson. Somos a distribuidora oficial desta empresa e por isso, oferecemos apenas os produtos mais qualificados e eficientes.

Oferecemos ainda os materiais necessários, como papel e tinta sublimática que proporcionam um processo mais eficiente e resultados qualificados. Entre no nosso site e saiba mais sobre estes produtos.

Nosso chat com profissionais qualificados estão dispostos a tirar dúvidas sobre todos os itens citados acima.

Language